EXPOSIÇÃO

LEONARDO E O CÓDIGO NA NATUREZA
Modelos em fósforos por David Cardoso

23 AGO · 28 SET 2014 | das 14h00 às 20h00 *

A exposição continuará patente até
26 OUT 2014  |  das 14h00 às 18h30
  **


Considerado como um dos maiores criadores da história da Humanidade, Leonardo da Vinci permanece inconfundível no universo da Arte e da Ciência.

Na diversidade de interesses a que se dedicou que vão desde a pintura à arquitectura e à engenharia, passando por campos como a botânica, a anatomia, a poesia ou a música, Leonardo da Vinci deixou-nos da sua actividade diversos códices e manuscritos. 

Na impossibilidade de percorrer toda a obra de Leonardo da Vinci numa única viagem, somos desafiados ao longo da exposição, Leonardo da Vinci - o Código na Natureza, para uma etapa de aproximação ao trabalho de Leonardo da Vinci.

O autor da exposição, David Cardoso, coloca-nos perante modelos que construiu, recorrendo a várias técnicas de cobertura com fósforos, a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci... Um mundo de ideias onde o vínculo entre a arte e a ciência ganha vida e somos transportados para o universo da genialidade de Leonardo...

——



DAVID CARDOSO nasce em Lisboa a 1 de Março de 1975. Frequenta a Escola Secundária da Amadora concluindo os seus estudos em 1998, ano em que ingressa activamente no mercado de trabalho. Em 2002, no Centro de Formação de Profissional da Industria e Metalúrgica e Metalomecânica, completa o Curso de Mecatrónica e o Curso de Marketing Industrial. Realiza o estágio profissional no Laboratório Nacional de Energia e Geologia onde aprofunda o conhecimento sobre os processos de produção com metais, especializando-se em Materialografia. É durante a preparação do relatório final de estágio, enquanto saltava entre as bibliotecas de mecânica do Instituto Superior Técnico e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que David Cardoso tem o primeiro contacto com a obra de Leonardo da Vinci.

De 2002 a 2007 estuda Engenharia Mecânica e Marketing com diversos Mestres e especialistas. Experiência que lhe valeu um convite para leccionar na Universidade de Glamorgan em Cardiff.

Em 2008 no decorrer da Exposição sobre Leonardo da Vinci no Forte do Bom Sucesso, em Lisboa, recebe das mãos de Paco de Molina, responsável pela exposição em Portugal, uma cópia autenticada do Codex Madrid I (Ms. 8937) e do Codex Madrid II (Ms. 8936). A exposição contemplava diversas máquinas em tamanho real, feitas em madeira por artesãos italianos, que respeitavam com exactidão os projectos de Leonardo Da Vinci. Em 2009 publica na editora Zéfiro o livro "Leonardo da Vinci - O Inventor".

Em 2012 realiza a sua primeira exposição sobre Leonardo da Vinci com um dos seus hobby’s favoritos, fósforos, onde reproduz, recorrendo à técnica de cobertura a fósforos, algumas das peças mais emblemáticas de Leonardo da Vinci, procurando demonstrar de uma forma pedagógica e através da obra de Leonardo a influência e a genialidade renascentista nos dias de hoje.

——

Local: Oficina das Artes
Acesso: Incluído nas condições de acesso à Quinta da Regaleira


* A exposição encerra durante a realização do espectáculo teatral “Cinderela”.
6ª f., SÁB e DOM | entre as 17h00 e as 18h15

** Sábados encerra às 17h00, devido à realização do espectáculo teatral “Cinderela”.