A Fundação Cultursintra promove de 04 a 26 de Outubro de 2008 um ciclo de comemorações que se propõe evocar a individualidade de José Lima de Freitas, completados dez anos sobre o desaparecimento do Mestre.

No âmbito destas celebrações, decorrerá uma exposição antológica de pintura e obra gráfica, de 4 a 26 de Outubro de 2008, que incluirá algumas das obras mais significativas do espólio particular de Helle Hartvig de Freitas, abarcando as várias fases do percurso criativo do pintor, ilustrador e arrtista gráfico, complementada com a sua indissociável obra escrita.

A par da exposição, estão previstas várias iniciativas para a divulgação e estudo da obra de Lima de Freitas, tais como visitas guiadas a várias das suas obras em espaços públicos (Estação do Rossio), visionamento de entrevistas, projecção temática de imagens (documentos, pintura, ilustração).

Incluído no período da exposição, decorrerá nos dias 11 e 18 de Outubro, um ciclo de debates, animado pelo testemunho de personalidades que conheceram de perto o Homem, o Artista, o Escritor.

O ciclo culminará com a realização de um Colóquio Internacional, de carácter científico, de 24 a 26 de Outubro, subordinado ao tema: Lima de Freitas - A Emergência do Imaginal, que contará com a apresentação dos  estudos e trabalhos de investigação efectuados nos últimos anos. A edição das actas do Colóquio Internacional está prevista para o início de  2009.


EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA

4 DE OUTUBRO (SÁBADO)

16h00 – Recepção dos convidados
16h30 – Abertura oficial
16h45  – Visita guiada à exposição -  Doutor Fernando António Baptista Pereira
17h30 – Comunicação do Professor Basarab Nicolescu, presidente do CIRET: Lima de Freitas et le Grand Jeu de la Transdisciplinarité
18h15 – Cocktail                         
19h30 – Encerramento